Entremundos, de Neil Gaiman e Michael Reaves






Entremundos”, dos autores Neil Gaiman e Michael Reaves, é uma história que mistura Ficção cientifica e fantasia. Joey é um adolescente que possui um defeito. Ele se perde com mais facilidade do que é considerado saudável. E um trabalho de escola atípico, acaba fazendo com que ele não apenas se perca pela sua cidade pequena, mas em nível cósmico.

Joey acaba descobrindo que ele é um Andarilho. Alguém com a capacidade de se deslocar entre os mundos, entre as dimensões. Entre as diversas versões e períodos de planetas existentes. E existem grupos que buscam alcançar as pessoas com essa habilidade para utilizá-los para fins próprios, e muitas vezes fatais. Unido a organização Entremundos, Joey acaba descobrindo que seu poder pode ser a chave para salvar todos os universos.

"Entremundos" é o primeiro livro de uma trilogia, que mistura sci-fi com fantasia. Conhecemos um universo que associa termos científicos com magia, e por mais estranho que pareça, funciona bem. 

No começo o leitor fica tão confuso quanto o protagonista, mas depois as coisas são explicadas. Mesmo assim houve termos que não são conhecidos. Teorias, termos de física, que para mim foram desconhecidos, mas que sinceramente não influenciam em nada na leitura ou na história. Mas é preciso atenção, principalmente nas partes de explicação, porque se não, algumas coisas vão ficar perdidas no ar.

Joey é um personagem interessante e bastante maduro para a idade de 15 anos. No começo quando ele é retirado de seu ambiente familiar, senti falta de algum pensamento voltado para isso. Saudades da família que deixou para trás, por exemplo. Depois, toda essa situação é explorada. Então não se torna um problema.
O livro é pequeno, então não houve a oportunidade de explorar mais os personagens secundários. Ou mesmo falar mais sobre a organização ao qual Joey é apresentado no livro. Fora isso, acho que a escrita mais simples funcionou para a história, porque não tornou o assunto complexo demais ou chato. O livro consegue fechar seu enredo, e deixar em aberto uma história maior, para ser desenvolvida nos próximos livros. Se você gosta de ficção cientifica vai adorar “Entremundos” porque vai ver robôs, termos científicos, naves, relação tempo/espaço e etc. Mas ao mesmo tempo haverá magia, navios piratas, bruxas e feitiçaria. Como eu disse, parece estranho, mas funciona. Vale a pena conferir.

Agora é esperar pelo lançamento no Brasil das continuações, e torcer pra não demorar muito.


Comentários