Projeto Literário: Livros da Infância

O Caçador de Pipas
Sinopse: O Caçador de Pipas - O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

Agradecimentos: Aos meus pais que nunca gostaram de ler. Obrigada pelo desinteresse!

Lembro que foi em 2009 que minha rotina literária teve início. Nunca contei sobre isso para vocês, nem para ninguém que me lembre, mas o Projeto Literário está me dando essa oportunidade agora.

A verdade é que eu vinha desde muito cedo querendo ler e aprender a gostar desse vício chamado leitura, mas nenhum livro me prendia. E olha que minha avó sempre teve uma biblioteca em casa (de livros nacionais, mais precisamente). 

Porém, depois de muitas tentativas falhas de ler livros nacionais e clássicos, me vi sem nem perceber em uma Travessa e encontrei o livro O Caçados de Pipas. Me interessei tanto pela capa que logo o pedi para meus pais. Eles, que nem sabem o gosto da leitura, aceitaram sem nem ler a sinopse. Acho que se eles tivessem lido não comprariam o livro para mim pelo conteúdo (sim, mesmo com 16 era um absurdo esse conteúdo para mim) e eu não seria uma bookholic hoje.

Depois de bons 3 meses de leitura (olha como evolui a rapidez de leitura gente?! Então é serio, nunca desanimem de gostar de ler por conta do tempo) eu finalmente li a última frase de livro e me encantei com a história que o autor Khaled Hosseini contou. Era fascinante o quanto de aprendizado eu pude obter com 368 páginas

Ao término do livro a única coisa que eu pensava era ler mais coisas sobre esse autor magnífico que conseguiu despertar meu interesse pela leitura. Então fiz o que qualquer menina de 16 anos faz; fui a internet procurar mais sobre ele! Encontrei outro livro do autor chamado A Cidade do Sol e descobri que O Caçador de Pipas estava prestes a virar filme

Meus olhos brilharam e assim que tive uma oportunidade fui a livraria e, dessa vez com um livro em mente; A Cidade do Sol. Mais uma vez, sem nem sequer saber do conteúdo o livro me foi comprado de bom grado, sempre com a mesma pergunta frequente: terminou o último? (mas isso é outra história).

Acho que minha relação com a leitura não começou apenas por um livro e sim por uma simples sequencia de fatores chaves assim como em nossas vidas.
AUTOR + PAIS DESINTERESSADOS + DESTINO 

Se pararmos para pensar sobre o que me levou a ler este livro vemos que a capa do livro (a original lançada em 2009) não tem nada de interessante. Ainda mais para uma menina de 16 anos. A sinopse e o assunto do livro não são o que uma menina de 16 anos escolheria na época. Mesmo assim, o livro para mim abriu uma porta gigante chamada LIVRARIA! E eu sou grata a todos os meus fatores chaves até hoje.









Blogs participantes do projeto

Comentários

  1. Gostei da sua história.
    A minha é ao contrario, mas só vou contar no post pro projeto kkk

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua história, minha mãe sempre tentou me incentivar mas no meu caso o maior incentivo foi minha tia.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua história de amor com seu livro rsrs. E minha maior incentivadora foi minha mãe, apesar dela não gostar de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. É triste quando não temos incentivo né, mas parabéns por ter entrado nesse mundo sozinha e principalmente por se manter nele <3
    Já li esse livro e amei, apesar da capa não chamar atenção, o conteúdo é incrível. Beijos Mari
    www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gente, fiquei traumatizada depois de O Caçador de Pipas - chorei até não ter mais lágrimas pra chorar hehe. Sobre Cidade do Sol, li há um ano, eu acho. Já estava mais madura pra lidar com os fatos do livro, então a leitura se tornou mais fácil pra mim. Adorei a história!
    Beeijo
    http://www.estoriasecafe.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)