Para onde ela foi de Gayle Forman

Título: Para onde ela foi (cont. de Se eu ficar)
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Ano de publicação: 2014
                 Skoob

Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.


Dessa vez vamos ler a história pelo ponto de vista de Adam, namorado de Mia. Ou melhor dizendo, ex-namorado. O segundo livro de Se eu ficar vai mostrar o que acontecer com a vida de Mia e, consecutivamente, de todos a sua volta apos o terrível acidente que parou todo o Brasil em 2014.

Seguindo a mesma linha de rasciocínio do primeiro, horas contando a história que se passa no presente, horas no passado, o livro apresenta um jeito sutil de mostrar a continuação.

Adam está devastado por Mia sair de sua vida tão repentinamente. É verdade que a distância que se formou entre os dois foi extremamente grande apos Juilliard e tudo mais, mas os dois já sabiam todos os riscos que seriam passar por tudo isso juntos.

Porém, o acidente acontece e não há o que fazer. A cabeça, corpo e o coração da garota estão furados. E a menina não quer ajuda ou olhares de pena para cima dela. Ela vai tentar buscar seu caminho sem ajuda de ninguém e, com isso, Adam é eliminado de sua vida.

Uma continuação, na minha opinião, melhor que o primeiro livro. Cheia de sentimentos verdadeiros e agoniante, nos deparamos com uma combinação perfeita de narrativa. Personagens bem intensos, principalmente Adam que dessa vez fica transparente para nós.

Mia também ganhou uma nova forma. No primeiro livro achava ela meio sem graça por mais que tenha sido a personagem principal. Mas em Para onde ela foi, Mia parece uma outra pessoa. Talvez mais crescida e mais madura depois de todos os acontecimentos e isso me deixou muito satisfeita.

A autora conseguiu mostrar nesse livro a essência de tudo. Não bastaria Mia ficar com Adam depois de tudo. Seria uma "mesmisse" total e eu, principalmente, não gostaria de ler um livro tão simples. Mas com a saída de Mia de cena e a entrada extraordinária de Adam, o livro me conquistou por completo e recomendo muito a continuação até para aqueles não gostaram tanto do primeiro.

Comentários