Eleanor & Park de Rainbow Rowell



Título: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Seculo
Páginas: 328
Ano de publicação: 2014
5/5  |  Skoob

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


Finalmente consegui comprar esse livro. Desde que coloquei os olhos nele já o desejei. Não só pela capa, mas também por tudo que li na internet sobre ele antes de conhece-lo. As pessoas ficaram encantadas com o jeitinho de Rowell e eu achava que esse livro, entre todos da minha lista, precisava ser comprado e lido.

Eleanor and Park é um livro simples. Não só levando em consideracao o nome mas também na história. Singular e com um jeito novo de falar de amor, Rownbow conseguiu escrever uma história que envolvesse o leitor, mas não com coisas fúteis como beijinhos e carícias de mais, eram coisas novas. Um nome jeito de se definir um livro de amor, digamos assim.

Eleanor é uma menina esquita. E muito branca, com muitas sardar por todo o corpo e tem cabelos extremamente ruivos e muito cheios. E, se nao bastasse tudo isso, ela ainda se vesta com roupas muito diferentes. Um estilo meio hipster.

Ja Park e um garoto quase normal. Ele tem descendencia chinesa, tem uma estatura normal e cabelos muito lisos e muito negros. Costuma usar roupas pretas e ler quadrinhos, porem os "populares da escola" nao o pertubao por seus feitos passado.

O casal tem muito em comum e, um certo dia, quando Eleanor se muda para um novo bairro e comaca a pegar o onibus escolar. Como os lugares do onibus ja sao pre definidos, Eleanor fica um pouco perdida e sem lugar para sentar ate que Park oferece, com muita relutancia, o lugar ao lado dele.

Com o passar do tempo, Park percebe que a menina esquisita e com roupas engracadas esta olhando para ele. Porem descobre que nao eh exatamente para ele que ela olha. Ela esta lendo seus quadrinhos e eh nessa hora que as coisas comecam.

O livro eh encantador. Engracado, sarcastico, inteligente, triste, sincero e muito, muito, geek. Eu nunca havia lido nenhum livro com personagens geeks porem eu adorei ler algo assim. E, alem de tudo isso, ainda temos uma repertorio de musicas antigas e filmes que me tiraram o folego e fizeram eu marcar muitas paginas. Quero ate colocar aqui para voces uma listinha com tudo isso.

Os jovens de 17 anos estao apaixonados de uma forma tao nova e inovadora, um jeito que nunca li nos livros, que eu fiquei perplexa e viciada na leitura e nas obras de Rainbow. A autora conseguiu descrever cada detalhe, cada emocao, cada simples parte dos personagens. Eu senti junto com Eleanor e Park e essa foi a magia do livro.

Na obra tambem nao ha so amor e emocoes, ha tambem dificuldades, e como! A vida de Park nao eh tao agitada assim, mas a de Eleanor eh algo surreal. Um drama gigante e completamente emocionante. E que final eh aquele, meus amigos? Estou de boca aberta ate agora. 

Comentários

  1. Oi, Mari! Tudo bem?

    Adorei a resenha! Me deu até vontade de ler Eleanor & Park!

    Parabéns pelo blog! Muito bonito! =)
    Estou seguindo seu blog e seu canal no Youtube!

    Conhece o blog Irmãos Livreiros? Siga-nos também!
    http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

    Beijos! ^^

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)