Se eu ficar de Gayle Forman


Título: Se eu ficar
Autora: Gayle Foman
Editora: Novo Conceito 
Páginas: 224
Ano de publicação: 2014
4/5|  Skoob

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

O livro Se eu ficar já havia sido lançado pela editora Rocco em 2009, porém com a estreia do filme em alta pelas telonas do Brasil a editora Novo Conceito, parceria do blog, resolve trazé-lo novamente as livrarias no mês de Agosto.

O livro vai contar a história de Mia, uma violoncelista, que está com a vida praticamente encaminhada. Com uma família que está sempre ao seu lado, um namoro que, apesar das complicações normais de um relacionamento, anda muito bem e praticamente entrando em uma das faculdades mais respeitadas de música.

Em um dia normal de inverno, Mia resolve sair com a sua família de carro para visitar alguns amigos de seus pais quando, de repente, acaba acontecendo um acidente. Todos, exceto seu irmão mais novo, foram mortos na hora do impacto e ela está em coma. Agora Mia terá que decidir entre ficar entre os vivos ou morrer junto com seus pais.

Com uma escrita muito realista com relação aos acontecimentos dos fatos, a autora consegue transportar para o leitor um simplicidade enorme e mostrar como as coisas acontecem, realmente, de repente em nossas vidas. Um ponto completamente forte no livro.

Apesar do ponto acima, o livro é um tanto quanto cansativo por seu um história muito triste. Desde o inicio do livro já temos que nos deparar com uma tragédia e isso continuar até as últimas páginas, o que faz o livro ficar um pouco demorado e exaustante.

A verdade é que o livro mostra para o leitor o amor e a força que ele nos proporciona quando estamos quase desistindo. É uma lição linda de superação e acredito que o segundo livro seja ainda mais por ser a história contada pelo ponto de vista do namorado de Mia.

O final é decepcionante e previsível. Desde o primeiro capitulo eu achei que aquele seria o final, porém não quis acreditar pois ficamos tanto tempo focando nas decisões de Mia, sobretudo na decisão de partir ou não, que não pude acreditar nesse final tão vago. Eu entendo o final do livro, pois acredito que ficou claro a intenção da autora, mas não concordo com a abordagem dela. Havia outras maneiras de confrontar o leitor.

A história é contada em revesamento; horas Mia está como espírito no hospital, horas está vagando por suas lembranças. O que nos faz ver que, mesmo em uma situação crítica entre vida ou morte, nossa vida nos passa pela cabeça. Na situação de Mia, como ela entra em coma, a vida dela passa devagar. De acordo com os acontecimentos que ela vê.

Um livro muito emocionante e realista, na medida da sua concepção. Acredito numa lição a se tirar nas entrelinhas do romance, e gostei muito da autora não ter criado uma personagem muito cativante, como muitos romances e histórias estão apelando por ai. Achei realmente um história gostosa de se ler.

Comentários

  1. Estou louca pra ler Se Eu Ficar, desde que vi o primeiro trailer do filme fiquei super interessada pela história, parece ser bem emocionante. Um amigo meu que já leu o livro fez este mesmo comentário que você em relação ao final, mas depois ele me disse que o livro tem continuação o que mudou a visão dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a Chloe Moretz a atriz principal do filme, ela é uma ótima atriz e tenho certeza que irá desempenhar o papel nesse filme muito bem, já estou doida para assistir!
    escritasdeverao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)