Como viver eternamente de Sally Nichols

como_viver_eternamente
Título: Como viver eternamente
Autora: Sally Nicholls
Editora: Geração Editorial - Geração Jovem 
Páginas: 230
Ano de publicação: 2014
4/5  |  Skoob

SINOPSE: Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror; fantasmas, ciência e como é beijar uma garota. Como ele tem leucemia, ele quer saber fatos sobre a morte. sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. "como viver eternamente", é o primeiro romance de uma extraordinário e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. a autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos.

Em forma de diário, Sam, um menino de onze anos, relata acontecimentos e descobertas com relação a vida e suas principais perguntassão com relação a exatamente o inverso, a morte.

Nosso protagonista foi diagnosticado ainda bem novo com Leucemia Linfoblástica Aguda que é um tipo de leucemia que produz cada vez mais glóbulos brancos, o que enfraquece cada vez mais o paciente.

Félix, seu melhor amigo, é um menino cheio de vida apesar de sua doença. Ele defende que a vida é para ser vivida independente do futuro que está por vir. É ele que ajuda o amigo na busca incansável pelas perguntas sem respostas. É ele que ajuda o amigo a ir atrás daquilo que sonha, daquilo que realmente quer. É ele que dá vida ao livro quando tudo parece está sendo perdido.

Essa história linda e comovente relatas fatos sobre a vida de um menino que não se importa em morrer porque ele sabe que viverá eternamente nos corações daqueles que o amaram.

Um livro muito bem escrito pela autora, perdendo pontos comigo apenas por ter achado que a idade do protagonista muitas vezes foi contra às palavras citadas. Não sei se isso foi por conta da tradução ou não, mas como li em português estou ditando minha resenha com base no mesmo.

Sam é um personagem totalmente estudável, digamos assim. Seu comportamento, sua personalidade, até mesmo o que acabo de criticar acima com relação a forma de falar do personagens foram criadas não só por mero clichê da autora ou por que ela quis assim e pronto. Não! São personalidade que nos estimulam a ver o verdadeiro sentido de tudo.

Personagens secundários muito bem implantados no enredo. Félix para mim foi o melhor de todos, até mesmo melhor que o protagonista. Muitas vezes me perguntava "e se fosse ele e não Sam?!

Tudo começa a mudar e fazer sentido devido a um acontecimento um tanto quando previsível porém muito bem elaborado. Pena que não foi bem estimulado pela autora e acabou se perdendo e deixado para trás.

É um livro para se ler e logo apos valorizar cada vez mais a vida. Dar valor as coisas simples porque são elas que fazem toda a diferença e acabamos não percebendo. Escrevendo isso e lembrando do livro começo novamente a chorar.

Por fim, "Como viver eternamente" foi um livro completamente bem estudado pela autora. Ela está de grande parabéns e acho que podemos esperar muitas narrativas excelentes vindo dela. Recomendado para todas as idades, todos os pensamentos e todos os estilos. É um livro que te faz pensar na vida e isso, por si só, já vende muito.

Comentários

  1. Adorei a resenha, já tinha visto outras sobre esse livro, mas a sua foi um complemento a mais, várias informações ótimas sobre o livro, me deu uma visão nova da história, está de parabéns *o*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  2. Gosto de livros assim, que no final da leitura nos levam a refletir e a valorizar a vida. Gostei muito da sua resenha, me deixou bastante interessada pelo livro.
    Beijos!
    www.lerimaginarviver.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)