A seleção #3: A escolha de Kiera Cass

Título: The Selection #3: A escolha
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 352
Ano de publicação: 2014
4/5 |  Skoob

A seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. América nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácia se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai mantes os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada


O último livro da trilogia The Selection de Kiera Cass foi um dos livros mais aguardados do ano, perdendo apenas, na minha humilde opinião, para o ainda tão esperado último livro da série Os heróis do Olimpo do mais espetacular ainda Rick Riordan. 

Em The one - ou A escolha aqui no Brasil - América, nossa linda protagonista ruiva, está a um passo de não só ganhar o coração do mais lindo príncipe da literatura dos últimos tempos, como também de poder tentar fazer a diferença no comando de Illéa. 

Porém, para que isso possa vir a ser realidade ela precisa de dois fatores. O primeiro, como vimos em todas os outros livros da saga, ela praticamente já conquistou. O coração de Maxon, nosso perfeito príncipe, só ainda não é dela porque ela não quer. O segundo é um pouco mais complicado. Nele América terá que conter a si mesma e evitar ao máximo enfrente o todo poderoso rei de Illéa, seu futuro e tão esperado sogro. 

Não satisfeita com tudo isso, Kiera ainda nos coloca em meio a uma revolta ao qual nossa protagonista está, involuntariamente -ou será que não-, lutando com unhas e dentes e, para piorar a situação, ainda nos resta uma dúvida; ASPEN. Sim, o ex de América ainda está na luta pelo coração da garota e nada está foi ainda definido.

Confesso, não sei ao certo como definir esse desfecho. Diferentemente do que muito li por ai, não acho que Kiera tenha pecado com relação as revoltas. Muito do livro é voltado para essa parte da história, o que sinceramente, eu não esperava. 

O problema de falar desse livro é simples. Ela conseguiu dosar todos os acontecimentos. Teve de tudo que nós, fãs, estávamos esperando ler porém nada foi aprofundado. Nada foi desenvolvido, talvez pelo fato de ser muita informação para pouco livro.

Um dos maiores pecados da autora foi que ela deixou para o último livro todas as informações importantes e acabou não conseguindo falar sobre tudo. A solução talvez seria mais um livro da saga, podendo então ter desenvolvido melhor este e deixando alguns acontecimento para o futuro. Ou, até mesmo, fazer um livro maior! Com mais páginas, mais informações, porém um livro que envolvesse o leitor que tenho certeza que aconteceria.

O foco principal do livro foi com relação ao amadurecimento dos personagens. América esta disposta a vencer a competição, e Maxon que nem queria né, esta dando total apoio. O problema é seu gênio. América está mais decidida e corajosa -o que é bom visto que nos dois primeiros livros a ruivinha esta estressando qualquer fã de tanta indecisão- tanto quando falamos de ganhar a competição quanto de mostrar suas ideias ao povo. 

Uma ponto completamente positivo, e agora estou falando de outro ponto de observação, é com relação as capas do livro. Com certeza a diagramação foi uma das melhores do ano e com certeza as história de América vão deixar muitas saudades.

Só tenho mesmo que agradecer a autora pela ótima saga. Mesmo com os pontos negativos citados acima não creio de jeito nenhum que tenha sido ruim. Me diverti muito. Ri, chorei, me emocionei, fiz e senti tudo que um bom livro com uma boa história poderia me proporcionar.

Comentários