Um amor para recordar por Nicholas Sparks

Um amor para recordar foi escrito pelo famoso escritor Nicholas Sparks e lançado pela editora Novo Conceito. O livro foi inspirado -e dedicado- a irmã de Sparks, Danielle, que perdeu a luta contra o câncer em 2000, porém antes de morrer encontrou um homem, que mesmo sabendo de sua doença, quis se casar com ela.

Sinopse: "Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim, revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem... Quando eu tinha 17 anos, minha vida mudou para sempre... Estou com 57, mas ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele período, em seus mínimos detalhes. Sempre o revivo em minha mente, trazendo-o de volta á vida, e sinto uma estranha combinação de tristeza e alegria quando o faço. Está e a minha história - prometo contar tudo. No início você vai sorrir e, depois, chorar - não figa que não avisei." -Landon Carter
Ano de  lançamento: 1998
Nº de páginas: 191
Classificação: QUATRO ESTRELAS

    
Um amor para recordar vai contar de história de amor -e superação- de dois adolescentes, Landon e Jamie, que não tem definitivamente nada parecido. 

Landon Carter é o típico rebelde de dezessete anos de idade. Apesar de não ser muito popular anda com os meninos mais populares da cidade -escola- e é filho de uma tradicional família da pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte.

Já Jamie, não! Ela é totalmente o oposto de Landon. Filha do  reverendo Sullivan, pastor da cidade, Jamie é a menina que todos os pais querem ter como filha. Educada, inteligente, sempre como uma bíblia debaixo dos braços, prestativa e muitas outras qualidade. Não tinha muitos amigos, para não dizer nenhum ou seja, muito longe de ser a típica adolescente que estamos acostumados a conhecer.

Jamie e Landon estudaram na mesma escola durante toda a sua vida, porém foi somente no ultimo ano que eles realmente se conheceram. 

A medida que os dias vão passando Landon descobre o quanto Jamie é especial e importante. Ele amadurece por causa de Jamie. Mesmo quando ainda não sabia que a amava ele começa a fazer decisões mais maduras e começa a se tornar homem.

Porém, com o tempo, o inevitável acontece. Landon se apaixona por Jamie e a menina retribui. A paixão de começo é complicada. O garoto não consegue explicar se Jamie o ama como ele a ama e passa uma boa parte do livro cheio de dúvidas e incertezas. Quando desiste de esperar para "receber amor" e vê que a ama independente se ela o ama ou não, Jamie revela para ele o seu segredo mais devastador e o leitor fica, definitivamente, sem reação.

Embora triste, Sparks nos conta uma história linda de superação. Do que o amor é capaz de fazer e de como as pessoas, por mais diferentes que sejam, podem ficar juntas independente das circustâncias.

O livro é contado pelo menino Landon e termina pelo homem Landon. E não digo na idade. Landon, com dezessete anos evolui absurdamente rápido. As circunstâncias o fazem mudar. Ter que superar uma "catástrofe natural" o fez crescer. E é isso que vemos no livro. Além da paixão, do sofrimento, vemos a evolução de uma menino para um homem. E essa evolução é explêndida.

Jamie é uma guerreira que ficará para sempre na memória daqueles que a -conheceram. E Landon é seu cavalo alada que sempre lhe dará forças para lutar mais uma luta. 

Não vou dizer que é a melhor livro do escritor porque será mentira, mas Um amor para recordar, assim como todas os outros, merece respeito e admiração. 

O filme é ainda melhor que o livro. Ele lhe prende mais. No livro ficamos muito envolvidos na parte em que Landon e Jamie estão superando suas diferenças e descobrindo que se amam. Na filme já partimos logo para um lado mais romântico. 

Enfim, o livro é bom, o filme é excelênte. Uma aventura linda de superação e amor de dois jovens que merecem ficar juntos só que por uma desavença do destino, não podem.



Comentários

  1. já li mas achei tão triste.
    http://blogradioactive.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ser perfeito.
    Se o filme foi maravilhosa! Ai ai... rs
    beijos
    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)