ÁGUA PARA ELEFANTES por SARA GRUEN

Autora: Sara Gruen
Editora: Arqueiro
Páginas: 272


Jacob Jankowski é um senhor que vive em uma clínica de repouso. O lugar onde mora é calmo e monótono, porém, com a chegado do circo, Jacob revela que sua vida nem sempre foi assim tão chata.

Aos 23 anos de idade, Jacob era um estudante de veterinária que estava prestes a se formar. Mas, sua vida muda quando em um acidente de carro repentino toda a sua família (pai e mãe) morre e ele fica sem dinheiro, sem casa, completamente sem nada. 

Aterrorizado e perdido, o jovem sai da faculdade, se muda de sua cidade e segue rumo a "lugar nenhum". Com fome e cansado de tanto andar, Jacob entra em um vagão de trem e logo percebe que não era uma vagão qualquer. 

O destino o levou para o Circo Irmãos Benzini e, para sobreviver, o protagonista terá que passar pela magia, a beleza, a elegância de um dos maiores espetáculos da Terra

Porém, não é só com brilho, belos figurinos e animas selvagens que se faz um espetáculo. Além disso, ele ainda terá que lidar com a convivência nada agradável, o trabalho duro e com as estratégias administrativas que vão lhe mostrar o que há além do "Senhoras e Senhores..."

As experiências de Jacob vão se transformando do amor ao ódio. De sua mais miserável essência até, enfim, o tão aguardado final feliz.

Inteligente, alucinante e realista, o livro é, sem dúvidas, um grande espetáculo. 

A autora mistura suas pesquisas com tamanha perfeição e pureza, sem te induzir, lhe mostrando sempre aquilo que ouvíamos por ai. Lhe faz ver o que realmente se passa e nos mostra o porquê de os animais serem expressamente proibidos em circos hoje em dia.

O livro é repleto de romance, nunca deixando de lado o principal assunto abordado. Nos faz viajar até o nosso próprio espetáculo. Nos mostrando que a vida é cheia de altos e baixos, lutas e batalhas, lantejoulas e escuridão, mas também é cheia de vida, cheia de magia. Nos mostra que:

"- A vida é o maior espetáculo da terra."

Aguá para elefantes me faz chorar até mesmo quando leio uma resenha. Me faz sentir todas as vezes exatamente o que eu sentia quando lia o livro. Nesse livro eu entrei por completo. Eu me joguei dentro dele de uma forma que nem eu sabia que podia.

Sara Gruen conseguiu me deixar vidrada em todas as partes. Com a mudança repentina de realidade, horas Jacob, o Senhor de idade de vive em uma cadeira de rodas, horas Jacob, o Jovem que lutou até o fim defendendo o que realmente valia a pena, o que realmente amava. 

Do começo ao fim eu acompanhei a trajetória como se fosse eu. E, se você ainda não teve essa experiência, eu aconselho que leia o livro. Porque ele vai te levar para um lugar único. 

Comentários

  1. Tenho esse livro, mas ainda não li :(
    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/2013/09/resenha-as-vantagens-de-ser-invisivel.html

    ResponderExcluir
  2. Comprei este livro, só porque estava em promoção nas americanas, mas pela sua resenha parece ser um livro muito bom.
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  3. Eu já li esse livro e não gostei... Não achei tão bom como pensei que fosse antes de ler, a autora não dar aquela sensação boa, achei muito rasa...

    amandastale.blogspot.com
    amanda-de-lima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que resenha fantástica! Amei a história do livro e a capa eu acho muito bonita também =)
    Entrará sem dúvidas para a minha meta de leitura de 2014.

    Beijo, Joyce.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)