[papo de quem lê] O que é Chick Lit ?


Como comprei um livro a pouco sobre o gênero e não sabia muito bem o que era, resolvi dar uma pesquisada para saber um pouco mais sobre o que é Chick Lit. Vamos conferir que eu encontrei.

O chick lit é um gênero literário que tem como tema central o universo feminino. São romances leves e engraçados que mostram uma mulher moderna, independente, culta e audaciosa. 

As criticas preconceituosas sobre o gênero falam que ele é um "literatura de mulherzinha"/"lixo literário"/"sem cérebro" entre outras mais. A maioria (repetindo, A MAIORIA) dessas opiniões são de pessoas que nunca nem se quer tiveram o trabalho de ler um livro desse gênero e já o julgam pelo o tema.

O charme do chick lit começa pelo design da capa. Ela é geralmente impactante, com cores vibrantes que atrai irresistivelmente a atenção do leitor.

Agora, qual a diferença entre o Chick Lit e os chamados romances de banca? A linha de raciocínio é exatamente essa. A diferença é que nos Chick Lits a protagonista geralmente é uma mulher forte, feminista e que, apesar dos conflitos internos, não precisa de ninguém ao seu lado. A faixa etária é de geralmente 15 a 30 anos de idade. "São livros escritos para mulheres, por mulheres e sobre mulheres". 

No Brasil, o gênero ainda tem muito que crescer. Apesar de termos duas ótimas escritoras: Paula Pimenta e Carina Rissi. Mas em outros lugares o Chick Lit já é bem desenvolvido.

Como ainda não li nenhum livro do gênero, não posso dizer se gosto, se não gosto, ou dar muita opinião. Pelo o que pesquisei, acho que lá no fundo, as mulheres podem tirar proveito dos livros. E os homens, por mais que eu saiba que homem amam aventuras, ação e coisas assim, não acho que devam ser excluídos. Quem sabe vocês prestam mais atenção no que se passa na vida de uma mulher, ou até mesmo, conseguem entende-las?

Comentários