CISNE, DE ELEONOR HERTZOG


Autora: Eleonor R. Hertzog
Editora: Dracaena
Páginas: 832

Livro de parceria com a autora enviado para resenha


O livro conta a história de uma família nada convencional, a família Melbourne. Composta por nada mais, nada menos que oito filho (sendo uma delas, Peggy, adotada) muito ligados uns aos outros. Esse mutirão mora num barco, e não é um barco qualquer não, é o Cisne, um grande veleiro solar. Seus filhos-tripulação são comandado por Henry e Doris Melbourne, dois biólogos marinhos formados pela escolha avançada de Champ-Bleux

Teo e Ted são gêmeos e são os mais velhos entre os irmãos. Como moram em um barco possuem um visual muito cobiçado por todas as meninas - pelo menos eu acho que me encantaria. Tim e Tom, também gêmeos, vem logo atras na linha de sucessão. Tim me deixou maluca logo de cara. Ele é engraçado, protetor e muito inteligente. Já Tom , mesmo sendo muito protetor - alias toda a ala masculina deve ser, contando o fato de terem irmãs tão bonitas - é mais controlado e sério que Tim. Depois temos Pam e Liz, duas meninas com uma beleza estraordinária, muito racionais e muito meigas. Bobby é o casula da familia, tem apenas oito anos e já é um mergulhador profissional. E por último, para fechar esse ciclo, temos Peggy, adotada pelo casal. Peggy é super inteligente, muito intuitiva e possui uma beleza muitas vezes 'escondida'.


A escola avança de Champ-Bleux é o sonho dessa tripulação. No ano que o livro se passa, todos os filhos - incluindo Peg e tirando Bobby que ainda era muito pequeno - prestaram concurso para a escola. Os testes de admissão consistem em: dez teste de conhecimento e dez de psicoaptidãoOs critérios de avaliação para os testes não são revelados e ninguém sabe ao certo o porque de não passar. Ou seja, ou você esta dentro ou não está, e nada de reclamar mocinho. E para fazer os testes você precisa estar consciente do que esta fazendo pois, uma vez dentro da escola avançada você é obrigada a permanecer nela por, pelo menos, cinco anos.

Com isso, vem a primeira questão fundamental do livro: Será que alguns dos sete filhos passaram nos exames

Com essa pergunta tão fixa em minha cabeça desde que eu li a sinopse, a única coisa que eu esperava do livro era: Champ-Bleux. Afinal, para mim, a historia era essa afinal. Me enganei, isso é só o começo. 

Com o desenrolar do livro você vai vendo que 832 páginas não são nada com relação a tamanha argumentação e lógica que ele lhe fornece. Engenhoso e bem desenvolvido, com partes excelentes e fantásticas, parece que você esta a bordo do Cisne de verdade.

É uma leitura gostosa, mas confesso, tem muita informação. Precisa-se de atenção, silêncio, concentração e principalmente, um tanto de lógica para compreensão de todos os argumentos. A ideia do livro é excepcional e merece respeito. A autora faz você viajar junto com a tribulação do Cisne e faz você querer ler mais e mais.

O final é incrível e me deu uma vontade louca de ler muito mais sobre esse mundo "distópico?" que Eleonor nos proporcionou a conhecer.

Comentários

  1. Oi Mari, tudo bem?
    Obrigado por sua visita lá no blog e espero que tenha gostado e que volte outras vezes.
    Gostei do seu cantinho e já estou seguindo.
    Eu já tinha ouvido falar sobre este livro, mas sua resenha é a primeira que leio, e que me deixou por dentro do que é a história, pois confesso que pela sinopse minha ideia do livro era bem diferente.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,
    tudo bem?
    Acabei de ver sua mensagem no meu blog, fiquei muito feliz com sua visita. Vim conhecer seu blog e gostei muito,já estou te seguindo. Gostei do título que escolheu: Maravilhosas Descobertas", o universo que um livro nos proporciona é sempre mágico e sempre levamos u pouquinho dele conosco.
    Eu já tinha lido outras resenhas sobre esse livro, a história simplesmente me encantou e conquistou. Quero muito ler!!!
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Esse já esta na minha lista, quero muito ler .
    Seguindo seu blog também.
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)